Cuidados para brincar ao ar livre
A prática de esportes em espaços abertos requer alguns cuidados com os pequenos, como proteção solar, hidratação e alimentação adequadas.
Com a chegada do verão, a prática de esportes e atividades ao ar livre aumenta. Por conta disso, as crianças precisam receber mais cuidados do que necessitariam se estivessem em locais fechados. São precauções simples e que ajudarão a proporcionar mais segurança e saúde aos seus filhos.
Uma das medidas mais importantes é a proteção solar, para evitar queimaduras solares. "É fundamental escolher bons produtos, dermatologicamente testados e
Os cremes, loções ou géis formulados especificamente para as crianças ajudam a evitar reações alérgicas. "Estas fórmulas são diferenciadas, pois a pele dos pequenos é mais sensível e não está preparada para receber as mesmas substâncias que os adultos", explica ela.
O protetor solar precisa ser passado antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas (ou conforme as instruções contidas nas embalagens dos produtos). Se o esporte praticado for dentro da água, como natação ou surfe, é preciso espalhar uma nova camada todas as vezes que as crianças saírem da piscina ou do mar. O protetor solar deve ser usado diariamente, não apenas na praia ou na piscina.
A pediatra recomenda também que se faça uso de um repelente de insetos, também adequado para a idade de seu filho, que proteja inclusive contra os mosquitos que transmissores da dengue. Alguns fabricantes possuem produtos para as crianças menores de um ano. Antes de comprar, escolha com calma, informe-se sobre as propriedades do produto e leia com atenção sua descrição e modo de usar.
Além disso, não se esqueça do protetor labial e do boné ou chapéu, especialmente das 10h às 16h (no horário normal) e das 11h às 17h (nos estados que adotam o horário de verão). Para completar, vista camisetas nos pequenos: tudo confeccionado em 100% algodão, inclusive calcinhas e cuequinhas. Esse tipo de tecido absorve o suor, protege do sol e evita lesões de pele causadas pelos sintéticos e pelo próprio suor que não evapora. As exceções ficam para os maiôs, biquínis e sungas.
Durante a prática do esporte, mantenha as crianças alimentadas adequadamente e hidratadas, oferecendo água pura e água de coco. A pediatra recomenda evitar os refrigerantes e bebidas industrializadas.
Na hora do lanche, esqueça os produtos diet e light, a menos que tenham sido prescritas pelo médico. O ideal é levar à praia ou ao clube uma lancheirinha com opções de alimentos não-perecíveis, como frutas, biscoitos, barrinhas de cereais. Em vez do milho cozido e das frituras, que podem ser focos de bactérias que causam infecções gastrintestinais, prefira os picolés.
"Além de refrescantes, por causa do açúcar, sorvetes são fontes de energia rápida, boa para quem está fazendo uma atividade física", diz a médica. Com estas dicas em mente, as crianças irão se divertir ao ar livre com segurança.
Janaína Oliveira Vicente de Azevedo, pediatra e pneumologista pediátrica
accommodation in Fortaleza / Brazil Cearà
Há 15 anos
0 comentários:
Postar um comentário