CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Morre Eluana englaro Italiana em estado vegetativo a 17 anos


Morre Eluana englaro Italiana em estado vegetativo a 17 anos
O Supremo Tribunal italiano autorizou quinta-feira o fim da alimentação artificial que mantinha viva uma mulher de 37 anos, em coma irreversível desde 1992, decisão já condenada pela Igreja Católica.

Há mais de uma década que a família de Eluana Englaro lutava para que a justiça italiana permitisse a sua morte, autorização que nunca tinha sido dada em Itália, um dos países com mais influências católicas.

A batalha legal começou a 18 de Janeiro de 1992, quando Eluana teve um acidente de automóvel que a deixou em estado vegetativo num hospital da localidade de Lecco (Norte de Itália).

Passados vários anos, a Audiência Provincial de Milão autorizou, em Julho, que se interrompessem os tratamentos que mantêm viva Eluana mas o Ministério Público recorreu da sentença.

O Alto Tribunal ratificou a decisão da Audiência de Milão e a mulher, segundo a vontade do pai, seu actual tutor, abandonou a instituição onde se encontrava desde 1994 e foi transferida para uma clínica, onde passou as últimas horas de vida.

«A sentença confirma que vivemos num Estado de direito», afirmou o pai de Eluana, Giuseppe Englaro.

0 comentários: